top of page

CFF lança hotsite sobre Residência em Farmácia

 

Nesta sexta-feira, dia 26 de setembro, durante a sua 423ª Reunião Plenária,realizada em São Paulo, o Conselho Federal de Farmácia (CFF) lançou, um hotsite para divulgação de informações sobre programas de Residência Multiprofissional em Saúde com vagas para farmacêuticos.

 

"A ideia de colocar o site no ar surgiu da preocupação com a perda de vagas para graduados em Farmácia oferecidas no Brasil", explica a assessora da Presidência do CFF, Josélia Frade, uma das idealizadoras do projeto, executado por Maria Isabel Lopes, da Assessoria de Comunicação do CFF, a custo praticamente zero.

 

"Apoiamos a residência por acreditar no modelo de formação que ela se propõe e pelos princípios que a fundamentam: atuação centrada no usuário, humanização, integralidade, trabalho em equipe e desenvolvimento do SUS", diz Walter Jorge João.

 

No País existem 938 Programas de Residência Multiprofissional e em Área Profissional da Saúde em funcionamento.  Na modalidade Multiprofissional 136 incluem profissionais de Farmácia. Já na Uniprofissional ou Área Profissional da Saúde, o número é de 08 programas exclusivamente em Farmácia e 01 de Análises Clínicas. 

 

No ano de 2014, foram oferecidas 428 vagas em PRMS para farmacêuticos, em contrapartida a um número mais de 18,5 mil egressos de cursos de graduação em Farmácia. "É uma participação pequena. Queremos estimular o ingresso dos farmacêuticos", comenta o presidente do CFF, Walter Jorge João.

 

Desde que foi promulgada a Lei 11.129/2005, que criou a Residência Multiprofissional em Saúde, o Conselho Federal de Farmácia tem procurado participar ativamente do processo de implementação dos programas de capacitação profissional.

 

"Além de participar das atividades relacionadas à Residência Multiprofissional nos Ministérios da Educação e da Saúde, atuando junto às Câmaras Técnicas assessoras da Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde – CNRMS, o CFF tem procurado estimular a participação dos farmacêuticos nos programas, por meio de sua divulgação", comenta a representante dos conselhos profissionais da saúde na Comissão, a também assessora da Presidência do CFF e coordenadora da Comissão Assessora de Educação Farmacêutica (Caef) do CFF, Zilamar Costa Fernandes.

 

A Residência Multiprofissional em Saúde estimula o exercício da Farmácia com foco no cuidado com o paciente, alinhando-se à pauta prioritária da agenda da instituição desde a posse da atual diretoria, que apoia o avanço do movimento clínico de farmacêuticos, no Brasil.

 

"Existem evidências muito sólidas de que, desde os anos 70, a participação do farmacêutico no cuidado do paciente, de forma colaborativa com outros profissionais da saúde, melhora a eficiência e os resultados do uso de medicamentos", destaca o presidente do CFF.

 

Site já está no ar - Um dos destaques do hotsite é uma entrevista com a coordenadora geral de Residências em Saúde da Diretoria de Desenvolvimento da Rede de Instituições Federais de Ensino Superior (DDES), do Ministério da Educação, Sônia Regina Pereira (para ler, clique aqui).

 

Além de entrevistas e outras notícias sobre o tema, a expectativa é que o hotsite construído pelo CFF contribua, também, para a divulgação dos editais com oferta de vagas, promova a troca de experiências e viabilize o registro da história dos farmacêuticos em programas de residência. "Acreditamos na capacidade de resposta dos farmacêuticos para o aprimoramento de nosso sistema de saúde", salienta Walter Jorge João. 

 

 

bottom of page