

RESIDÊNCIA
O que é?
As Residências Multiprofissional e em Área Profissional da Saúde foram criadas por meio da Lei n° 11.129/2005. Os programas são orientados pelos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS) e abrangem as profissões da área da saúde, entre as quais, a Farmácia.
Caracteriza-se como Residência Multiprofissional em Saúde o programa que for constituído por, no mínimo, três profissões da saúde. Como Residência em Área Profissional da Saúde (ou uni profissional) enquadra-se o programa que for constituído somente por uma profissão da saúde.
A residência, por definição, é uma modalidade de pós-graduação lato sensu, com duração de dois anos, que envolve o treinamento em serviço sob a supervisão de profissionais habilitados. Tem, ainda, a finalidade de ser uma
política indutora para alinhamento da pós-graduação e a graduação.
As vagas dos Programas de Residência Multiprofissional e em Área Profissional de Saúde destinam-se a egressos da graduação. O ingresso é por meio de processo seletivo público deflagrado por meio de edital. A especialização exige dedicação integral e o residente recebe bolsa.
De acordo com a Lei 11.129, de 30 de junho de 2005, a bolsa paga aos residentes multiprofissionais ou em área profissional da saúde será isonômico ao valor pago ao residente médico. O valor atual da bolsa para os residentes médicos, a qual deve ser obrigatoriamente equiparada a bolsa dos residentes em saúde, é de R$ 3.330,43 mensais (valor mínimo).
Para tirar outras dúvidas sobre esta modalidade de pós-graduação acesse o site do Ministério da Educação, que disponibiliza uma seção de perguntas e respostas sobre o tema. Clique aqui.
O CFF apoia a Residência!
Desde que foi promulgada a Lei 11.129/2005, que criou a Residência Multiprofissional em Saúde, o Conselho Federal de Farmácia tem procurado participar ativamente do processo de implementação dos programas de capacitação profissional.
Além de participar das atividades relacionadas à Residência Multiprofissional nos Ministérios da Educação e da Saúde, atuando junto às Câmaras Técnicas assessoras da Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde – CNRMS, o CFF tem
procurado estimular a participação dos farmacêuticos nos programas, por meio de sua divulgação.
A Residência Multiprofissional em Saúde estimula o exercício da Farmácia com foco no cuidado com o paciente, alinhando-se à tendência de evolução da regulamentação da profissão proposta pelo CFF em suas últimas gestões. Em 2013, apenas para citar dois exemplos, o Conselho regulamentou as atividades clínicas do farmacêutico e a prescrição farmacêutica.
PANORAMA DA RESIDÊNCIA NO BRASIL
No País existem 938 Programas de Residência Multiprofissional e em Área Profissional da Saúde em funcionamento. Na modalidade Multiprofissional 136 incluem profissionais de Farmácia. Já na Uniprofissional ou Área Profissional da Saúde, o número é de 08 programas exclusivamente em Farmácia e 01 de Análises Clínicas. No ano de 2014, foram oferecidas 428 vagas em PRMS para farmacêuticos, em contrapartida a um número de mais de 18,5 mil egressos de cursos de graduação em Farmácia.


Todos ganham!
O farmacêutico
Por meio da residência, seja uni ou multiprofissional, o farmacêutico tem a oportunidade de se qualificar e buscar uma melhor valorização e colocação no mercado de trabalho. E o que é melhor: recebendo para isso. O residente tem direito a uma bolsa durante os 24 meses de sua capacitação, que pode ser paga pelo governo federal (Ministérios da Saúde ou Educação), estadual ou municipal.
A instituição formadora
As instituições que ensinam aprendem e se aperfeiçoam também. Elas melhoram seus processos e métodos de trabalho; sua organização; sua produção científica e a qualidade do atendimento prestado.
Os pacientes
O principal ganho para os usuários dos serviços da saúde é de qualidade do atendimento.