top of page

UFJF oferece sete vagas anuais para residências na área de Farmácia

As atividades são realizadas no Hospital Universitário e na Farmácia Universitária da instituição

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), em Minas Gerais, oferece anualmente sete vagas de residência para farmacêuticos. As oportunidades estão distribuídas em três programas, sendo um deles uniprofissional em farmácia e os outros dois multiprofissionais na área de atenção hospitalar e de saúde do adulto, com ênfase em doenças crônico-degenerativas. É o detalha o professor e coordenador de residência da Farmácia na universidade, Marcelo Silvério.

“Os residentes da área de Farmácia têm uma inserção tanto no hospital universitário quanto na farmácia universitária da universidade. Já os residentes da área hospitalar têm uma inserção com mais tempo no hospital universitário, mas também têm uma passagem pela farmácia universitária, especialmente no programa cuidados farmacêuticos que a gente oferece."

Já os residentes do programa saúde do adulto são inseridos na rede de atenção primária à saúde e no ambulatório de especialidades que nós temos no nosso hospital universitário. Também desenvolvem atividades no hospital universitário.

O farmacêutico bioquímico conta que o programa de residência na área da Farmácia na Universidade Federal de Juiz de Fora foi iniciado em 2008. A residência tem duração de dois anos, com 60 horas de atuação por semana. Doze horas são cumpridas em plantões realizados no serviço de Farmácia hospitalar do hospital universitário da instituição. Silvério destaca a importância dessa experiência em que os residentes se integram tanto com alunos da graduação como com as atividades 

assistenciais que o hospital oferece.“Os residentes ganham com a inserção na vida profissional, em aperfeiçoamento das suas habilidades e competências em relacionadas ao trabalho do farmacêutico no ambiente hospitalar. E o hospital ganha porque passa a ter um corpo de trabalhadores em curso de capacitação, mas com uma grande capacidade de resolver os problemas que ocorrem no dia a dia do trabalho hospital".

Para ele, a inserção dos residentes também na farmácia universitária na universidade é de fundamental importância para que possam melhorar e ampliar a capacidade de prestação de serviços à comunidade.

"Nós estamos inseridos num bairro do município e a presença dos residentes permite que nós possamos desenvolver várias ações em prol da saúde da população do entorno da universidade”.

Quem se interessou pela residência da Universidade Federal de Juiz de Fora deve ficar atento. Os editais são abertos no último trimestre de cada ano. Consulte mais informações e as datas de abertura dos editais no site da UFJF.

bottom of page