top of page

UFS oferece residência com vagas para farmacêuticos em seis áreas 

A Universidade Federal de Sergipe (UFS) oferece curso de Residência Multiprofissional em Saúde há quase dez anos. Com característica de pós-graduação lato sensu, na modalidade de treinamento em serviço em unidade hospitalar e nas redes conveniadas, existem vagas para farmacêuticos nas áreas de concentração Saúde do Adulto e do Idoso, Saúde Mental, Epidemiologia Hospitalar e Saúde da Família, na capital Aracaju, e Saúde da Família e Atenção Hospitalar à Saúde, no município de Lagarto.

O Prof. Dr. Divaldo Lyra Júnior, coordenador do Laboratório de Ensino e Pesquisa em Farmácia Social da UFS, explica que, na tutoria, são abordados conteúdos referentes a realização de exames clínicos e diagnóstico de problemas relacionados aos medicamentos, processo de trabalho e gestão de tempo, análise de situação e elaboração de plano de cuidados, desenvolvimento de raciocínio clínico e tomadas de decisão, busca de fonte de informações e documentação da prática, discussão de casos clínicos e avaliação de resultados em saúde. "Além disso, são discutidos os temas e a metodologia dos possíveis trabalhos de conclusão da residência".

A ex residente Thamara de Oliveira Matos terminou a graduação na UFS e foi trabalhar em drogaria, mas sentia a necessidade de obter novos conhecimentos. Por isso, optou por ingressar na sua primeira residência, na área de Saúde do Adulto e do Idoso, em 2014. "Na época, a grade do curso de graduação deixou muitas lacunas, principalmente na parte clínica. Analisei as opções de pós-graduação e de residência e decidi pela residência.

É um conhecimento e uma competência que a gente nunca vai desenvolver numa graduação e nem no mercado de trabalho, além de uma oportunidade de interagir com outros profissionais da Saúde", analisa.  

 

A ex residente Thamara de Oliveira Matos terminou a graduação na UFS e foi trabalhar em drogaria, mas sentia a necessidade de obter novos conhecimentos. Por isso, optou por ingressar na sua primeira residência, na área de Saúde do Adulto e do Idoso, em 2014. "Na época, a grade do curso de graduação deixou muitas lacunas, principalmente na parte clínica. Analisei as opções de pós-graduação e de residência e decidi pela residência. A residencia é uma experiência transformadora, possibilitou desenvolver competências que não alcancei durante a graduação, especialmente por me permitir a integração com outros profissionais da saúde", analisa.

A ex estudante afirma que a rotina, apesar de corrida, é recompensadora, tanto que ela também fez uma segunda residência na área de Saúde da Família, numa necessidade que tinha de conhecer mais sobre o SUS. "Tive a oportunidade de discutir saúde pública de maneira mais aprofundada e conhecer mais o sistema de saúde vigente em suas complexidades, além de poder trabalhar na gestão de assistência farmacêutica. Lá você é obrigado a repensar suas práticas porque você lida com situações distintas, doenças distintas. Então, além de mudar a forma de atuar profissionalmente, muda a sua forma de ver o mundo. Foi uma experiência muito positiva e que mudou minha vida". Atualmente, Thamara de Oliveira trabalha na atenção básica à saúde e numa distribuidora de medicamentos e já foi aprovada em concurso público. 

Thamara.jpeg

Para o professor Divaldo, a residência é fundamental para a boa formação dos profissionais que ocupam ou ocuparão os novos postos de trabalho que estão sendo criados para a prática do cuidado farmacêutico. "Na maioria dos cursos de graduação de Farmácia no Brasil ainda não tem disciplinas suficientes para qualificar os estudantes para a prática do cuidado farmacêutico. Assim, a residência é a verdadeira especialização do farmacêutico, pois possibilita o aperfeiçoamento dos conhecimentos aplicados à realidade e o desenvolvimento da prática profissional", acredita. 

De acordo com a farmacêutica Geovanna Cardoso, preceptora do programa de Residência Multiprofissional da UFS desde novembro de 2014, o próximo edital deverá ser publicado em novembro. Basta acompanhar pela página da instituição: www2.ebserh.gov.br/web/hu-ufs/145.

bottom of page