Estudantes cursam EAD do CFF e aplicam conhecimentos em estágio
O curso EAD Prescrição Farmacêutica no Manejo de Problemas de Saúde Autolimitados, ministrado por meio do Programa de Suporte ao Farmacêutico na Atenção à Saúde (ProFar), do Conselho Federal de Farmácia (CFF), foi utilizado como ferramenta para complementação de conteúdo da disciplina Estágio em Farmácia Comunitária do Curso de Farmácia da Universidade da Região da Campanha (URCAMP), de Bagé (RS). Treze alunos fizeram o curso, e estão aplicando os conhecimentos nos estágios em farmácia comunitária e na realização de pesquisas da disciplina. Os primeiros resultados dessa experiência puderam ser conferidos nos resumos estendidos expostos na 4ª Mostra de Iniciação Científica, no dia 13 de junho.
No próximo dia 30, eles demonstrarão os conhecimentos adquiridos mais uma vez, na 1ª Mostra de Casos Clínicos Farmacêuticos. A professora titular da disciplina, Ana Paula Simões Menezes, diz que o curso veio em excelente hora e está contribuindo enormemente na suplementação do conteúdo ministrado em sala de aula, além de sintonizar os alunos com o movimento clínico em curso no Brasil.
“Agradeço os organizadores do ProFar/CFF por promoverem a capacitação para problemas de saúde autolimitados”, comenta Ana Paula, que recomenda o curso. “O conteúdo é ministrado em ambiente virtual, com recursos que permitem uma ótima vivência aos alunos. Além disso, proporciona a eles a oportunidade de contato com professores engajados no movimento clínico, o que reforça o que estamos repassando em sala de aula e que para eles parece ainda uma realidade distante.”
Alessandra Dall’Asta, uma das 13 alunas certificadas pelo Profar, concorda com a professora. “A Farmácia Clínica é uma realidade nova para nós. O curso é muito positivo porque nos possibilita uma visão além da sala de aula, e de uma forma clara, fácil de entender”, explica. Para a aluna, o modelo de prática aprendido no curso será de grande utilidade no mercado de trabalho. “O primeiro emprego normalmente é na farmácia comunitária, e esse curso nos auxiliará a prestar um melhor atendimento ao paciente. Isso nos tornará mais necessários e valorizados, com melhores perspectivas profissionais ”, diz ela.
O curso EAD do ProFar é aberto aos farmacêuticos regularmente inscritos nos conselhos regionais de Farmácia e aos estudantes do último ano ou dos dois últimos períodos do curso de graduação em Farmácia. As inscrições são gratuitas e o curso está acessível por meio do endereço eletrônico www.profar-cff.org.br. Mas apenas até 15 de agosto.