top of page

Unifesp realiza I Simpósio da Residência Multiprofissional

 

A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) realizou, no último dia 8, o I Simpósio sobre Residência Multiprofissional da Unifesp. Ressaltando a importância da formação ética-política de profissionais residentes comprometida com os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), o evento reuniu mais de 300 pessoas - incluindo residentes, docentes, profissionais de saúde, graduandos e pós-graduandos da área da saúde.

O simpósio, organizado pelo Coletivo de Residentes Multiprofissionais da universidade com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) e da Comissão de Residência Multiprofissional (COREMU), foi marcado por debates acerca de temas como a atual separação entre residência multiprofissional e residência médica, vinculação da residência à universidade, assédio moral nas instituições de saúde, interdisciplinaridade e cuidados paliativos. A comissão organizadora envolveu 15 residentes e contou com a supervisão técnica de Raiane Patrícia Severino Assumpção, professora adjunta do curso de Serviço Social (Unifesp-Baixada Santista).

Segundo Pedro Morales Tolentino Leite, membro da Associação dos Residentes Multiprofissionais da Unifesp (AREMULTI), entidade coletiva que protagonizou a construção do evento, os assuntos abordados formalizam questões levantadas por residentes de diversos programas sobre possíveis causas da desorientação do sentido originário dos programas de residência.

“As conclusões foram diversas, e incluem a constatação da necessidade de refinar o sistema de avaliação dos programas de residência multiprofissional, pensar em um modelo de residência multiprofissional organizado nas áreas prioritárias do SUS, além de defender a aproximação dos programas com a universidade, pelo subsídio pedagógico e crítico, mas sem restringir-se a ela”, complementa Pedro.

Mais informações, clique aqui.

 

 

Fonte: http://www.unifesp.br

Inserido em 20/10/2015

 

bottom of page