top of page

CNS faz recomendações a ministérios sobre residências médica e multiprofissional

 

Em sua 269ª Reunião Ordinária, realizada nos dias 06 e 07 de maio de 2015, o Plenário do Conselho Nacional de Saúde, aprovou o encaminhamento recomendação aos Ministérios da Saúde e da Educação e aos governos estaduais e municipais, que não sejam contingenciados, e sim ampliados, os recursos para pagamento de bolsas de residência médica e residência em área profissional de saúde.

 

No mesmo documento, o CNS aconselha que o Ministério da Educação priorize a reunião ordinária da CNRMS, de forma presencial, mensal e com duração adequada às suas atividades, com o apoio do Ministério da Saúde. E que ambos realizem o V Seminário Nacional de Residências em Saúde, conforme anteriormente pactuado com os 1,2 mil participantes dos seminários regionais. Somente assim, segundo os argumentos do Conselho, será possível concluir o processo de debate dos avanços necessários da política de formação de recursos humanos para o SUS, bem como para realização da eleição dos novos membros da CNRMS.

 

Para justificar as recomendações, o CNS lembrou que as residências médica e multiprofissional são consideradas, pelo Ministério da Saúde, o padrão ouro na formação de especialistas em saúde.  O CNS ressalta, ainda, que não podem ser esquecidos os importantes avanços do último ano na política de residência em área de saúde, pautados e aprovados pela Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde (CNRMS), tais como, a certificação dos egressos e o reconhecimento da residência como uma pós-graduação diferenciada. O documento foi expedido no dia 7 de maio e a expectativa é de que ele seja acatado pelos ministérios.

 

Para ler a íntegra do documento, clique aqui.

 

 

 

Inserida em 14/05/2015

Fonte - Comunicação do CFF

 

bottom of page