top of page

O livro traz relatos, experiências e teses vinculadas ao período de atuação na RIS de cada um dos autores. As organizadoras da obra Ananyr Porto Fajardo (C) e Daniela Dallegrave (D) foram homenageadas durante o lançamento da obra

GHC lança livro em comemoração aos 10 anos de sua residência

 

Para celebrar os dez anos da implementação do programa de formação multiprofissional em saúde, a Residência Integrada em Saúde do Grupo Hospitalar Conceição (RIS/GHC), de Porto Alegre (RS), produziu um livro sobre a história do programa. O lançamento da obra ocorreu no dia 19 de dezembro, no saguão do Centro Administrativo GHC. Na ocasião, os 54 autores, entre eles residentes, ex-residentes e demais profissionais que passaram pela RIS, falaram um pouco sobre as suas contribuições.

 

 

O diretor técnico do GHC, Paulo Bobek, comentou sobre a satisfação de comemorar os dez anos da RIS. “É uma experiência que fortalece o SUS e faz crescer ainda mais”, declarou. O diretor administrativo e financeiro do GHC, Gilberto Barichello, lembrou que a criação da RIS foi uma quebra de paradigma. “Essa intersetorialidade e o trabalho em equipe constituem uma expressão de ideias, que são fundamentais para a construção de uma rede, a rede do Sistema Único de Saúde", afirmou o diretor.

 

 

O diretor-superintendente do GHC, Carlos Eduardo Nery Paes, também presente no evento, considerou que se aprende muito com a Residência Integrada, pois ela envolve espaços entre os funcionários e os usuários. “Não se trata de uma profissão específica, e sim de várias interligadas”, disse o superintendente. Nery também lembrou que a RIS foi agraciada com o prêmio Destaque 2014, o que, segundo ele, comprova que as atividades realizadas pelo programa se destacam e fortalecem cada vez mais o SUS.

 

 

Para a coordenadora da Residência Integrada em Saúde, Carla Molz, o momento foi de confraternização e descontração para celebrar o resultado da produção coletiva. A RIS foi criada em julho de 2004 e, desde então, atua como uma modalidade de pós-graduação lato sensu de caráter multiprofissional acompanhada por atividades de reflexão teórica, orientação técnico-científica e supervisão assistencial. Um dos requisitos para certificação dos residentes da RIS/GHC é o desenvolvimento de um projeto de pesquisa a respeito de um assunto relevante ao Sistema Único de Saúde.

 

 

O livro, de 21 capítulos, distribuídos em 347 páginas, traz relatos, experiências e teses vinculadas ao período de atuação na RIS de cada um dos autores.

 

 

A obra está disponível em formato PDF no site da Escola GHC. Para acessá-la, clique aqui.

 

 

Fonte: Mariana Ribeiro (GHC)

 

bottom of page