Por volta das 17 horas desta terça-feira, o secretário executivo da CNRMS, Odorico Coelho Neto, declarou encerrado o Seminário Regional das Residências em Saúde da Região Nordeste e agradeceu a todos os que colaboraram na organização do evento
Nordeste também quer discutir valorização de preceptores e 60 horas dos residentes
A manhã desta terça-feira, dia 02 de dezembro, último dia do Seminário Regional das Residências em Saúde da Região Nordeste, foi dedicada às apresentações de propostas de temas para o V Seminário Nacional, programado para agosto de 2015. Cada um dos seis grupos, que estiveram reunidos na tarde de segunda-feira, tiveram dez minutos para expor suas sugestões.
Na avaliação de Zilamar Costa Fernandes, a representante do Conselho Federal de Farmácia (CFF) evento, as propostas retiradas deste seminário não apresentaram muitas variações em relação aos três anteriores. Os temas sugeridos se mantêm praticamente os mesmos: a carga horária de 60 horas dos residentes; estratégias para a valorização, melhor qualificação e remuneração dos preceptores; melhores condições de funcionamento das unidades de saúde que servem de cenário para as residências, entre outras.
“Essa uniformidade ocorre porque, embora o Brasil seja um país de dimensões continentais, com realidades regionais distintas, em relação às residências, os problemas são comuns”, avalia. Após o encerramento do seminário da Região Nordeste, as propostas retiradas de todos os quatro encontros serão compiladas em um único documento pela Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde, que se reúne no mês de janeiro. Esse documento será disponibilizado para os participantes de todas as regiões.
Após a apresentação das propostas pelos grupos, residentes; coordenadores e preceptores e tutores reuniram-se separadamente. O objetivo foi avaliar a minuta de resolução para a escolha de membros não-natos que representarão cada segmento na CNMRS a partir de agosto, quando vencem os atuais mandatos, e também de delegados com direito a voto no V Seminário Nacional.
A minuta foi elaborada pela CNMRS e traz, entre outras mudanças, a proposta de divisão, em duas, da representação de preceptores e tutores na Comissão. Hoje, esses profissionais têm uma única representação. As sugestões apresentadas serão avaliadas na reunião da Comissão marcada para fevereiro e a resolução deve ser publicada em seguida.
Fonte: Comunicação do CFF
Inserida em 2 de dezembro de 2014